IPVA 2016 ficará 3,3% mais barato.

No sábado, 28, o Governo do Estado de São Paulo divulgou no Diário Oficial a tabela com os valores para calculo do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016. O valor esse ano ficará 3,3 % mais barato e começará a ser cobrado dia 11 de janeiro.

Isso tudo se dá pela queda de valores de venda que se deu em 2015 em quase todos os setores automotivos, comparado com o ano passado: caminhões usados (- 3,76%), automóveis (- 3,4%), utilitários (- 3,28%), micro-ônibus (- 3,15%) e motocicletas (- 2,72%).

Além da redução de 3,3% os contribuintes ainda podem pagar o imposto em uma única vez, no mês de janeiro, com 3% de desconto, ou parcelar em três vezes, terminando de pagar em março, de acordo com o final da placa do veículo. É possível, também, quitar o imposto em fevereiro, porém, sem desconto.

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) deve ser recolhido junto com a primeira ou única parcela do IPVA.

Para esse seguro o parcelamento só vai ser permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, e as parcelas devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA, que pode ser encontrado no site do Detran.



Voltar